NOTICIAS BEATLES – No berço dos reis do iê iê iê.

Não é preciso ser um beatlemaníaco para constatar que Liverpool vive da história do quarteto mais famoso do rock. Há 51 anos, o grupo de garotos despontou no cenário musical e mudou a história.

00 1.JPG3

Em 18 de agosto de 1962, Ringo Starr fez sua primeira aparição como baterista oficial dos Beatles no Hulme Hall, na cidadezinha de Port Sunlight, em Wirral. Os quatro integrantes da banda tinham um ensaio de duas horas antes de subir ao palco como atração principal do 17º Festival Anual de Dança da Sociedade de Horticultura local. Naquela noite nascia o Quarteto Fabuloso… O resto todo mundo já sabe.

Zrxra22Beatles Thank You Lucky-Stars 2

Ir a Liverpool, agitada cidade do Noroeste da Inglaterra, é conhecer onde John e Paul passaram a infância e ver de perto o Strawberry Field, fonte de inspiração da canção Strawberry Fields Forever.

003

Os Beatles fizeram seus primeiros shows no Cavern Club, apresentando-se mais de 290 vezes no local, que se tornou icônico. A casa ainda abre todas as noites da semana, com uma grande variedade de shows ao vivo e DJs.

Beatles_cavern_clu_1821861cBeatles Cavern Club 4Beatles Cavern Club 145343_356654511057182_1468225310_n

A Mathew Street abriga estátuas dos quatro integrantes da banda, além de loja dos Beatles e o luxuoso hotel temático Hard Days Night. O museu The Beatles Story é outra atração imperdível. Totalmente dedicado aos Beatles, o acervo permite explorar a vida, época, música e cultura do grupo.

CavernCavern 1outside-the-cavern

Dica igualmente imprescindível é fazer o Magical Mystery Tour, passeio de duas horas, verdadeiramente mágico, que narra a história dos Beatles em Liverpool. Um guia especializado se encarrega de contar tudo sobre o início da carreira dos meninos antes de irem a Londres para encontrar a fama mundial e a fortuna. Penny Lane, Strawberry Fields e as casas das famílias de John e Paul são pontos de passagem obrigatórios, assim como os locais onde os primeiros shows foram feitos, os pubs favoritos dos garotos e suas escolas.

magical-mystery-tourmagical-mystery-tour_142901003PENNY LANE

ALÉM DA MÚSICA

Liverpool não é só a cidade natal dos Beatles. É também a casa do Liverpool Futebol Clube e um importante destino cultural, com mais teatros, museus, galerias de arte e edifícios tombados do que qualquer outra cidade da Inglaterra – exceto Londres, claro.

Esta cidade versátil, vibrante e descontraída tem a capacidade de fazer com que as pessoas se sintam imediatamente integradas à sua longa história, às modernas atrações turísticas e ao ambiente jovem. Liverpool tem um passado fascinante, que abrange mais de 800 anos, e é classificada como patrimônio mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Há atrações em Liverpool para todos os gostos. Albert Dock é um dos principais pontos turísticos da Grã-Bretanha, e é também onde se encontra a Beatles Story, o Tate Liverpool e o Merseyside Maritime Museum. Mas o melhor acervo está na extraordinária Walker Art Gallery – a Galeria Nacional do Norte.

Beatles Story promove mágica viagem no tempo

Também em Liverpool, o Beatles Story faz uma viagem atmosférica pela vida, os tempos, a cultura e a música do Quarteto Fabuloso. O espaço promove uma excursão história mágica pela trajetória dos quatro rapazes que marcaram a história da música mundial à frente da maior banda de todos os tempos, mesmo após o fim do grupo, em 1970.

O museu contempla desde as infâncias em Liverpool e os primeiros dias da banda dominando o mundo até as carreiras solo. É possível saber como Ringo Starr, Paul McCartney, John Lennon e George Harrison se conheceram e até fazer uma viagem a bordo do mítico Yellow Submarine. Isso sem falar na impressionante réplica do Cavern Club.

A Galeria Invisível tem exposição de 38 fotos em preto e branco do quarteto em turnê de 1963 e 1964. As imagens foram descobertas pelo artista Paul Berriff no sótão de sua casa e revelam momentos de descontração nos bastidores e nos ensaios no palco.

Essas e outras atrações fazem parte do acervo permanente. A visita é audioguiada na voz da irmã de John Lennon, Julia, e está disponível em dez idiomas diferentes, inclusive em português.

Cavern Club projetou meninos de Liverpool para o mundo

Cavern 1celebridades-fotos-raras-beatles- Ringo Starr no Cavern ClubBeatles Cavern Club 6Beatles Cavern Club 4

Emblemático local em que o Quarteto Fabuloso fez sua primeira apresentação ao vivo em 19 de agosto de 1962, o Cavern Club respira Beatles até hoje. Depois de cerca de 292 shows ali, o grupo viajou para os Estados Unidos em 1964 e, com a consagração mundial, nunca mais pisou no pub. Mas outros artistas e bandas de renome, como Rolling Stones, The Yardbirds, Elton John, Queen e John Lee Hooker animaram a casa.

A banda holandesa de rock progressivo Focus foi a última a se apresentar no clube, quando foi demolido, em 1973. Onze anos mais tarde, o jogador do Liverpool FC Tommy Smith assumiu o controle da empresa e o Cavern Club foi reconstruído do mesmo lado da rua, mas 15 metros adiante. Foram utilizados tijolos retirados do bar original, e há mais um similar do outro lado da rua, onde fica a estátua de John Lennon, chamado Cavern Pub. Devido às dificuldades financeiras, o clube voltou a fechar em 1989 e ficou assim por 18 meses, quando Bill Heckle e Dave Jones tornaram-se os novos proprietários e reabriram o Cavern, mantendo-o na ativa até hoje. Em 1999, Paul McCartney se apresentou ali durante a turnê do álbum Run Devil Run. Artistas de prestígio, tais como Arctic Monkeys, Travis e Oasis, também fizeram shows no local.

 

Fonte: Diário do Grande ABC.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.