“Abbey Road” – BEATLES.

Álbum de estúdio por The Beatles

Abbey Road 17 - A escolhida, todo sabem qual foi…Abbey Road 16

 

Lançamento           26 de setembro de 1969

 

Gravação                  Abbey Road e Trident Studios, Londres:

 

22 de fevereiro a 20 de agosto de 1969

 

Gênero(s)                Rock, rock progressivo, hard rock

 

Duração                    47:23

 

Gravadora(s)        Apple Records

 

Produção                 George Martin

 

Singles de Abbey Road

 

“Something”

 

Lançado em: 6 de Outubro de 1969

 

“Come Together”

 

Lançado em: 31 de Outubro de 1969

 

“Here Comes the Sun”

 

Lançado em: 5 de Junho de 1970

 

“Oh! Darling”

 

Lançado em: 5 de Junho de 1970

 

Abbey Road foi o 12° álbum lançado pelos Beatles. Foi lançado em 26 de setembro de 1969, e leva o mesmo nome da rua de Londres onde situa-se o estúdio Abbey Road. Foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

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Apesar de ter sido o penúltimo álbum lançado pela banda, foi o último a ser gravado. As músicas do último disco lançado pelos Beatles, Let It Be, foram gravadas alguns meses antes das sessões que deram origem a Abbey Road. O álbum é considerado um dos melhores do grupo e parecia que os momentos de turbulências tinham passado e tudo havia voltado ao normal entre eles, mas na verdade o maior problema da banda começou a esquentar: Guerra de poderes. Após a morte de Brian Epstein, Paul McCartney sugeriu que Lee Eastman, advogado de sucesso e pai de Linda Eastman, tomasse conta dos negócios mas os outros Beatles desconfiando e visando uma proteção maior ao legado de todos sugeriram que Allen Klein, (que era promotor dos Stones e já vinha tentando “roubar” os Beatles de Epstein há muito tempo), era a melhor opção pelo seu jeito convicto de “homem das ruas”. McCartney não concordou por achar absurdo pagar 15% de todos os lucros para Klein. Após a separação da banda, Eastman foi advogado da carreira solo de Paul e Allen Klein foi a justiça por ter roubado uma média de 5 milhões dos Beatles. O restante dos Beatles mantiveram contrato com Klein até 1977.

 

George Martin produziu e orquestrou o disco junto com Geoff Emerick como engenheiro de som, Alan Parsons como assistente de som e Tony Banks como operador de fitas. Martin considera Abbey Road o melhor disco que os Beatles fizeram. E não é por menos: ele é o mais bem acabado de todos, um dos mais cuidadosamente produzidos (comparável somente a Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band). Sua estrutura foi bastante pensada e discutida, e as visões discordantes dos integrantes da banda só contribuíram para a riqueza da criação final.

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Também foi em Abbey Road que George Harrison se firmou como um compositor de primeira linha. Após anos vivendo sob a sombra de John Lennon e Paul McCartney, ele finalmente emplacou dois grandes sucessos com este álbum: “Here Comes the Sun” e “Something”. Ambas foram regravadas incessantemente ao longo dos anos, sendo que Something chegou a ser apontada pela revista Time como “a melhor música do disco” e como a segunda música mais interpretada no mundo, atrás somente de “Yesterday”, também dos Beatles.

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Este disco foi marcado pelo uso de novos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época. Um deles foi o sintetizador Moog, que começava a ser utilizado em maior escala dentro do rock. Ele possibilitava que virtualmente qualquer som fosse gerado eletronicamente. O Moog pode ser notado claramente em músicas como “Here Comes the Sun”, “Maxwell’s Silver Hammer” e “Because”. Por seu trabalho em Abbey Road, os engenheiros de som Geoff Emerick e Phillip McDonald ganharam o Grammy.

Faixas

Todas as canções escritas por Lennon/McCartney, exceto as indicadas:

Lado A

#                 Título     Duração

 

1.               “Come Together”                   4:20

 

2.               “Something” (Harrison)    3:03

 

3.               “Maxwell’s Silver Hammer”                3:27

 

4.               “Oh! Darling”         3:26

 

5.               “Octopus’s Garden” (Starkey)           2:51

 

6.               “I Want You (She’s So Heavy)”           7:47

 

Lado B

 

#                 Título     Duração

 

1.               “Here Comes the Sun” (Harrison)   3:05

 

2.               “Because”                2:45

 

3.               “You Never Give Me Your Money”  4:02

 

4.               “Sun King”               2:26

 

5.               “Mean Mr. Mustard”             1:06

 

6.               “Polythene Pam”                    1:12

 

7.               “She Came in Through the Bathroom Window”           1:57

 

8.               “Golden Slumbers”               1:31

 

9.               “Carry That Weight”            1:36

 

10.            “The End”                2:05

 

11.            “Her Majesty”       0:23

 

Origens

 

Após as desastrosas sessões de gravação do álbum então chamado de “Get Back” (mais tarde intitulado “Let It Be” para publicação), Paul McCartney sugeriu ao produtor George Martin que os Beatles se reunissem e fizessem um álbum “como nos velhos tempos… como a gente fazia antes”, gravado ao vivo, sem overdubs e, logicamente, livres dos conflitos que começaram com as sessões do Álbum Branco. Martin pensou, levou em consideração o acontecido de ter sido produtor secundário do álbum Get Back e aceitou, mas com a condição que a banda se comportasse “como nos velhos tempos”, e ele seria tratado como o “produtor dos velhos tempos” também. Queria o consentimento de Lennon que aceitou numa boa pois eles estavam loucos para compor e gravar. Porém algumas faixas como “Something” e “Golden Slumbers/Carry That Weight/The End” seguiram o estilo do Álbum Branco, de gravar individualmente. Mas o resultado final acabou sendo este grande álbum, considerado por muitos críticos como o melhor da banda, e segundo a revista Rolling Stone o 14° melhor álbum de todos os tempos.

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Quando foi gravado na época do vinil, o álbum tinha dois lados bem distintos entre si, a fim de agradar tanto a Paul McCartney como a John Lennon individualmente. O lado A, que ia de “Come Together” a “I Want You”, foi feito para agradar a Lennon. É uma coleção de faixas individuais, enquanto que o lado B (para agradar a McCartney) contém uma longa coletânea de curtas composições que seguem sem interrupção. A sequência de juntar músicas inacabadas criadas por McCartney e Lennon em um enorme pout-pourri foi ideia de Paul, constituindo-se numa espécie de ópera dentro do disco. No entanto, diferente de Sgt. Pepper’s, considerar Abbey Road um disco conceitual é um engano. “È um bom disco de Rock&roll”, disse Harrison.

Abbey Road 2

 

Por Marina Sanches – @sancmarina.

Fonte: Pesquisa em alguns lugares na internet e alguns materiais que possuo de longa data.

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