A febre que derrubou John Lennon e quase derruba os Beatles ou a origem dos Threetles.

Os Beatles ladeando Chris Montez e Tommy Roe. Repare na felicidade de John na foto.

Os Beatles ladeando Chris Montez e Tommy Roe. Repare na felicidade de John na foto.

 

Na segunda tour dos Beatles pela Inglaterra que durou de 9 à 31 de Março de 1963, e eles tinham no grupo outros artistas como Chris Montez e Tommy Roe, para quem eles abriam além dos Viscounts, Debbie Lee , The Terry Young Six, todos  apresentados no show  por Tony Marsh que entretia o publico entre os artistas para troca de equipamento no palco.

Nessa tour na apresentação dos artistas, John Lennon bateu de frente com Chris Montez e o ambiente entre os dois nunca foi muito bom.

Montez chegou à Inglaterra como estrela e esnobou os Beatles no primeiro contato o que deixou John enfurecido.

No meio do tour, John Lennon pegou uma forte gripe, que o derrubou e teve de ficar de cama, impossibilitado de fazer shows, pois estava também sem voz.

Capa do compacto inglês de sucesso na época.

Capa do compacto inglês de sucesso na época.

Mas Brian Epstein obrigou Paul, George e Ringo a fazer os shows, sem John, pois os Beatles estavam em ascensão devido ao sucesso do compacto “Please Please me/Ask me Why” (lançado em 11/01/1963)  e do Lp “Please Please Me” que seria lançado dia 22 de março de 1963 e muitos fãs estavam indo aos shows para ver eles e não as atrações principais e Brian não queria desapontar os fãs, mesmo que não fossem muitos.

Os Threetles nos anos 90, na série Anthology

Os Threetles nos anos 90, na série Anthology

Foi ai que teve origem os “Threetles” (nome que a mídia e os fãs dado a banda após o lançamento da serie Anthology nos anos 90).

Granada Cinema na época do show.

Granada Cinema na época do show.

O primeiro desses shows aconteceu no dia 12 de Março, em Bedford, com dois shows no “Granada Cinema” e Paul e George tiveram de cobrir os vocais de Lennon e adaptaram as musicas ao trio.

Os fãs não saíram decepcionados, as lembranças são de que os shows foram bons e apesar da ausência de Lennon, os três se saíram bem.

Cartaz original do show no Granada Cinema.

Cartaz original do show no Granada Cinema.

No dia seguinte, 13 de Março,  o ônibus da tour seguiu para o “Rialto Theatre” na cidade de York, sem nenhum dos Beatles a bordo, eles foram de carro à Abbey Road,nos estúdios da EMI em Londres fazer overdubs em “Thank you Girl” que seria lado b do próximo compacto.

Rialto Theatre na época.

Rialto Theatre na época.

Na verdade eles gravaram apenas a “gaita” em vários takes, do 14 ao 28,e foi feita a mixagem em Mono e Stereo, sem nenhum vocal, pois John estava sem voz.

Na hora do almoço o trio seguiu para York .

Cartaz original do show no Rialto.

Cartaz original do show no Rialto.

Além de John um dos integrantes da banda “The Terry Young Six” também não foi aos shows devido a gripe, mas ninguém deu conta disso.
Montez fazia sucesso nessa época com “Let´s Dance” e “Some Kind of Fun” duas musica rápidas e Roe com “Sheila” (tocada e gravada pelos Beatles ao vivo no Star Club) e The Folk Singer”, mas nada batia os Beatles com “Please Please Me”.
A musica “Till there was you”  eles costumavam tocar no “Cavern Club” quando os amplificadores quebravam e seria gravada no segundo Lp “With The Beatles” mas foi incorporada ao repertorio pois era apenas Paul no vocal e na volta de John  aos shows, ela foi tirada do setlist.

Gaumont Theatre na época.

Gaumont Theatre na época.

No dia 14 de Março foi a vez de Wolverhamptom, no “Gaumont Theatre” e mais uma noite como os Threetles.

Cartaz original do show no Gaumont Theatre.

Cartaz original do show no Gaumont Theatre.

Na noite seguinte em Bristol,dia 15 de Março, com mais dois shows do “Colston Hall”, Lennon voltava à ativa, o repertorio voltava ao normal e os Beatles seguiram a vida.

O repertorio normal dessa tour era: “Love me do”, “Misery”, “A taste of honey”, “do you want to know a secret?” e “I saw her standing there”.

 

Fonte: http://www.revolution9.com.br

Por Marina Sanches – @sancmarina.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.