“Photograph”.

É uma canção de Ringo, que foi lançado como o primeiro single de seu álbum de 1973 Ringo. Ringo co-escreveu a música com George. Embora os dois colaboraram em outras composições, é a única canção oficialmente creditado ao par. A sintonia assinatura para Ringo como artista solo, “Photograph” tornou-se um sucesso internacional, superando paradas de singles nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, e recebendo disco de ouro certificação para as vendas nos EUA de 1 milhão. Críticos de música receberam semelhante a canção favoravelmente; Stephen Thomas Erlewine de AllMusic. Considera ser “entre as melhores canções pós-Beatles por qualquer um dos Fab Four”.

A letra é uma reflexão sobre o amor perdido, em que uma fotografia é a única lembrança do passado comum dos protagonistas. George e Ringo começou a escrever a música no sul da França, em 1971, durante um período em que Ringo estava focado no desenvolvimento de sua carreira de ator. Eles gravaram pela primeira vez “Photograph” no final do ano seguinte, juntamente com o lado B, “Down and Out”, durante as sessões de Harrison Living in the Material World album (1973). A versão lançada oficialmente foi gravado em Los Angeles com o produtor Richard Perry, e incorpora aspectos de Phil Spector ‘s Wall of Sound através da presença de vários tambores e guitarras acústicas, bem como uma orquestra e um coro. Além de Ringo e George, os músicos na gravação incluem Nicky Hopkins, Bobby Keys, Jim Keltner, e arranjador musical de Spector, Jack Nitzsche. Ringo fez um filme promocional para o single.

George e Ringo 05 - 1967

“Photograph” apareceu em álbuns de compilação de Ringo  Blast from Your Past (1975) e Photograph: The Very Best of Ringo Starr (2007), e versões ao vivo em versões gravadas com sua banda All-Starr e com os Roundheads. Em novembro de 2002, um ano após a morte de George, Ringo cantou “Photograph” no Concert for George – uma performance que foi um ponto alto emocional do evento.

Por Marina Sanches – @sancmarina.

Fonte: S.S.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.