“Please Please Me”.

Beatles em Hamburgo 1962 1Beatles em Hamburgo 1962 2Beatles em Hamburgo 1962 5Beatles em Hamburgo 1962

Os Beatles já tinham feito um pouco de sucesso com a canção “Love me do”, mas fora a cidade natal deles, Liverpool, e a cidade onde tocaram por uma temporada, Hamburg, eles ainda eram praticamente desconhecidos do público. Parte do problema foi que o grupo tinha compromisso para fazer alguns shows em Hamburgo e não puderam promover a canção recém lançada pelo Reino Unido. Mesmo assim, o produtor George Martin sentiu que os Beatles eram promissores e começou a trabalhar em um novo single.

Segundo George Martin, a canção “Please Please Me” era originalmente mais lenta e tinha poucas chances de se tornar o sucesso que a banda procurava. Martin disse: “Eu pensava que nós deveríamos lançar um single com “How Do You Do It” – uma composição de Mitch Murray que George Martin tinha insistido para que os Beatles gravassem com uma possibilidade alternativa para o single lançado “Love Me Do”. O grupo insistia que estava somente interessado em escrever suas próprias canções.

Beatles no Washington Colliseum 1Beatles no Washington Colliseum 6Beatles no Washington Colliseum 2Johnny

John Lennon inspirou-se em Roy Orbison para escrever a canção. John Lennon disse: “Eu me lembro do dia que escrevi a canção, eu ouvi Roy Orbison fazendo “Only The Lonely” na rádio. Eu também estava intrigado com as palavras de Bing Crosby em uma canção “Please lend a little ear to my pleas”. O duplo sentido para a palavra “please”. Por isso a minha canção era uma combinação de Roy Orbison com Bing Crosby”. Por sugestão de George Martin os Beatles consideraram mudar a canção, inclusive acelerando-a em seu tempo. Quando eles voltaram para um sessão no estúdio em 26 de novembro de 1962, o arranjo da canção tinha sido radicalmente alterado. Agora ela era mais rápida e os Beatles usaram 18 takes para gravá-la.

A harmônica que Lennon usou para iniciar a canção era similar a outras compsições da fase inicial dos Beatles como em “Love Me Do” e “From Me to You”. Paul McCartney e John Lennon inicialmente dividem os vocais com Paul cantando a nota mais alta enquanto John diminui a escala, um truque que eles aprenderam com a canção que era sucesso no Reino Unido dos Everly Brothers, “Cathy’s Clown” (abril de 1960). Os Beatles tocaram “Please Please Me” no programa de televisão britânica Thank Your Lucky Stars.

Há três diferentes mixes para a canção, duas em mono e uma em estéreo. A mono mix aparece no single e não é a mesma do álbum Please Please Me, que tem uma eco extra. O estéreo mix foi retirado dos 16, 17 e 18.

 

 

Por Marina Sanches – @sancmarina.

Fonte: S.S.