“Imagine”.

Segundo álbum de estúdio lançado por John Lennon. Gravado e lançado em 1971, atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos e Inglaterra. Foi produzido por Phil Spector em conjunto com John Lennon e Yoko Ono. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Parte do álbum foi gravado em seu estúdio particular em Tittenhurst Park na Inglaterra. Conta ainda com a participação de George Harrison.

Embora as faixas básicas para o álbum foram inicialmente gravado em seu estúdio em casa (Ascot Sound Studios em Tittenhurst Park), muitos dos instrumentos foram regravadas no Record Plant Studios na cidade de Nova York, onde instrumentos de cordas e saxofone por King Curtis também foram adicionadas. Como em seu último álbum, Phil Spector juntou-se a John e Yoko Ono como co-produtor de Imagine. Imagens extensa das sessões, mostrando a evolução de algumas das músicas, foi compilada em um documentário em vídeo intitulado Gimme Some Truth: The Making of John Lennon’s Imagine.

George Harrison participou em algumas das faixas de Imagine.

O álbum foi lançado em 09 de setembro de 1971 nos EUA e um mês depois, em 08 de outubro no Reino Unido. Primeiras edições do LP incluiu uma cartão-postal caracteriza uma foto de John segurando um porco na paródia de Paul McCartney, semelhante ao álbum de Paul, Ram, lançado naquele ano. Também foi lançado originalmente em Quadrifônico.

A música que abre o álbum, “Imagine”, tornou-se hino à paz. Fala de sua utopia de um mundo ideal e nos convida a participar.

“Jealous Guy” foi gravada pela primeira vez em 1968 junto aos The Beatles, a música que faria parte do Álbum Branco dos Beatles tinha outra letra e outro nome porém a mesma melodia. Agora com a nova letra, John fala sobre Yoko.

“Oh My Love” é a única música do álbum composta em parceria com Yoko Ono. A música assim como “Oh, Yoko!” fala justamente sobre a mulher.

A música mais polêmica do álbum foi endereçada ao Paul. John compôs “How Do You Sleep?” que contou com a participação de George na guitarra para seu ex-companheiro de composições nos Beatles. Na música John ataca Paul dizendo que “A única coisa que ele fez foi Yesterday” (“The only thing you done was yesterday”) em referência a música composta por Paul nos Beatles. Acusa Paul de ter um som muzak (som ambiente para elevador) e ainda diz que “aqueles loucos estavam certos quando disseram que você estava morto” (“Those freaks was right when they said you was dead”) em referência ao boato da morte de Paul.

Por Marina Sanches – @sancmarina.

Fonte: S.S.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.