“The Day the World Gets ‘Round”

 

Canção de George Harrison, lançada em seu álbum de 1973  Living in the Material World, George se inspirou para escrever a canção após o bem sucedido shows Concert for Bangladesh, que foram realizadas em Nova York em 01 de agosto de 1971 como um benefício para os refugiados provenientes do país anteriormente conhecido como Paquistão Oriental . As letras refletem sua decepção de que esse projeto de ajuda humanitária era necessário, dada a abundância de recursos disponíveis em todo o planeta e sua crença de que, se todos os indivíduos estivessem mais conscientes espiritualmente, não haveria sofrimento no mundo. Somando-se a frustração de George ao escrever a canção, o projeto de auxílio se envolveu em problemas financeiros, no que diz respeito comerciais atrasou o lançamento do álbum Concert for Bangladesh, e os departamentos fiscais do governo não conseguiram abraçar a boa vontade inerente ao empreendimento.

George gravou “The Day the World Gets ‘Round”, na Inglaterra, entre Outubro de 1972 e março de 1973. A gravação apresenta um arranjo orquestral de John Barham e uma performance vocal semelhante bem-visto de George. Os outros músicos que contribuiram foram Nicky Hopkins, Klaus Voormann, Ringo Starr e Jim Keltner. Os criticos têm descrito a composição de várias formas como uma canção de protesto, uma oração devocional, e uma contrapartida para John Lennon hino da paz Imagine.

Tal como acontece com todas as novas músicas lançadas em Living in the Material World, George doou seus direitos de publicação da faixa para Material World Charitable Foundation, uma organização que ele criou para evitar os problemas fiscais que tinham acontecido o esforço de socorro para Bangladesh. A canção tipifica o ideal de George para um mundo livre de delimitação nacional, religiosa ou cultural. Em 2009, Voormann e Yusuf Islam lançam “The Day the World Gets ‘Round” como single em benefício de crianças em devastada pela guerra de Gaza.

 

Por Marina Sanches – @sancmarina

Fonte: S.S.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.