“Aisumasen (I’m Sorry)”

Escrita por John, lançada em seu álbum Mind Mind de 1973.

As letras da música têm John pedindo desculpas para Yoko Ono. Aisumasen é uma versão ligeiramente corrompida do termo formal aisumimasen, que significa “Me desculpe” em japonês. A linha “É difícil demais, eu sei sentir sua própria dor” repete um tema encontrado em uma linha da música anterior de John “I Found Out”. Depois que as letras são esgotadas, um solo de guitarra é tocado. Autores Ken Bielen e Ben Urish interpretam este solo como uma continuação do pedido de perdão.  O solo termina abruptamente,  Bielen e Urish sugerem que esse final abrupto simbolicamente significa que o pedido de John foi rejeitado. E, de fato, quando “Aisumasen (I’m sorry)”, John e Yoko se separaram. As notas do autor John Blaney concorda que a música implica que John não receberá o perdão e o conforto que ele precisa de Yoko, e afirma ainda que a música revela o quanto ele precisava dela.

“Aisumasen (I’m Sorry)” tem algumas semelhanças com a música do Beatle ” I Want You (She’s So Heavy) “, que também foi escrita por John e inspirada por Yoko.  Bielen e Urish afirmam que “Aisumasen (I’m sorry)” tem um ritmo semelhante de “I Want You (She’s So Heavy)”. “”I Want You (She’s So Heavy)” também termina abruptamente.

Johnny Rogan, crítico de música, achou que a música é “ocasionalmente poderosa” e sente que ela “traz alguma profundidade” ao álbum Mind Games.  Keith Spore de The Milwaukee Sentinel chamou a música “uma balada encantadora” que serve como uma lembrança do brilho passado de John.  Bielen e Urish a consideram uma das canções mais fortes do álbum ‘Mind Games’.

John estava trabalhando na melodia para “Aisumasen (I’m Sorry)” desde pelo menos 1971. Uma demo da música foi gravada durante as sessões para o Imagine de John. Originalmente, a melodia pertencia à música cujo título de trabalho era “Call My Name”, que datam de uma demo registrada em dezembro de 1971. Em “Call My Name”, John estava se oferecendo para confortar alguém, mas na versão final da música, John é o único a pedir perdão.  Em “Call My Name”, a linha melódica que se tornou “Aisumasen” foi cantada nas palavras “Eu aliviarei sua dor”.

Por Marina Sanches – @sancmarina

Fonte: S.S.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.