“Dark Horse”

Música de George, lançado como o título de seu álbum solo em 1974, na Apple Records. A canção foi o single principal do álbum na América do Norte, tornando-se um hit nos Estados Unidos, mas foi o primeiro single de George a não classificar na Grã-Bretanha quando lançado lá em fevereiro de 1975. Enquanto o termo “Dark House” tinha sido há muito tempo Aplicado a George devido ao seu sucesso como artista solo após a ruptura dos Beatles em 1970, os comentaristas reconhecem a música como a refutação de George a vários possíveis detratores: os críticos que criticaram o conteúdo espiritual de seu álbum 1973 Living in the Material World, sua primeira esposa, Pattie Boyd, e seus ex-companheiros de banda John e Paul. George também usou o título para o de sua gravadora, e sua turnê norte-americana de 1974 com Ravi Shankar viria a ser conhecida como Dark Horse Tour.

George gravou uma versão inicial da música com Ringo em 1973, com a intenção de terminar esta gravação para o álbum. A versão oficialmente lançada foi registrada durante os ensaios para seus concertos de 1974, em um momento em que o cansaço de George por excesso de trabalho contribuiu para ele contratar laringite e perder sua voz. O canto de George foi afetado de forma semelhante ao longo da turnê que se seguiu. Uma série de críticos de música classificam “Dark Horse” como uma das melhores composições pós-Beatles da George e acreditam que o single teria alcançado maior sucesso com uma performance vocal mais limpa. A gravação reflete o abraço de George do gênero musical jazz-funk e apresenta contribuições de músicos como Tom Scott.

George interpretou “Dark Horse” ao longo da turnê de 1974 e sua turnê japonesa de 1991 com Eric Clapton. Uma versão ao vivo aparece no seu álbum de 1992 ao vivo no Japão. Também existem gravações de George interpretando a música durante aparições de rádio e televisão na década de 1970, embora nenhuma dessas versões esteja disponível em lançamentos oficiais. Pela primeira vez desde o lançamento do CD de Dark Horse e The Best de George Harrison no início da década de 1990, “Dark Horse” foi remasterizado em 2014, juntamente com seu álbum original, como parte das reedições da Apple Years de George. O último lançamento inclui uma demonstração acústica da música.

 

Por Marina Sanches – @sancmarina

Fonte: S.S.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s