NOTICIAS BEATLES – “O INICIO EM HAMBURGO”.

Os Beatles chegam em Hamburgo

Beatles 332 - August 17, 1960, The Beatles arrived in Hamburg with Pete Best.

Em 17 de agosto de 1960, os Beatles chegaram a Hamburgo com seu novo baterista Pete Best. Este foi o primeiro show no exterior da banda e teria um enorme impacto no desenvolvimento inicial do som e da aparência do grupo.

Eles tocaram 48 noites no Indra Club na rua Grosse Freiheit. Foi difícil para os meninos, tocar quatro horas e meia todas as semanas e seis horas aos sábados e domingos.

Beatles 335 - Beatles in Hamburg - 1960

A exaustão de tocar durante as longas horas levou a banda  para anfetaminas. Foram pagos 30DM (£ 2,50) por pessoa para cada dia de desempenho.

 

paul-42

“Foi em Hamburgo  que realmente nos desenvolvemos. Para ganhar os alemães tínhamos que continuar por doze horas de cada apresentação. Nós nunca teríamos desenvolvido tanto se tivéssemos ficado em casa. Tínhamos que tentar qualquer coisa que entrasse em nossas cabeças em Hamburgo. Tocamos o que gostamos melhor e os alemães gostaram, desde que fosse alto”. – John Lennon

“Claro, na primeira noite, chegamos lá, não havia arranjos para nada. O dono do clube, Bruno Koschmider, nos conduziu até sua casa, e acabamos ficando, todos na cama. Bruno não estava com nós, felizmente, ele nos deixou ficar em seu apartamento para a primeira noite e foi para outro lugar. Eventualmente, ele nos colocou atrás de um pequeno cinema, o Bambi Kino, no final de uma rua chamada Grosse Freiheit”.

Bruno não era um jovem empreendedor de rock, ele era um velho que tinha sido paralisado na guerra. Ele tinha uma coxa e não parecia saber muito sobre música ou qualquer coisa. Nós nunca o vimos, apenas uma vez por semana, quando tentávamos entrar em seu escritório por nossos salários.

John & George on an attic in HamburgJohn e Paul 32 - July 6, 1957 - John Lennon meets his future songwriting partner, Paul McCartney, at St. Peter's church in Liverpool.

 

A cidade de Hamburgo era brilhante; um grande lago e depois a parte suja. A Reeperbahn e Grosse Freiheit a melhor coisa que já vimos foram clubes e luzes de néon em todos os lugares e muitos restaurantes e entretenimentos. Parecia muito bom. “Havia coisas engraçadas, obviamente, incluindo algumas das condições em que precisamos viver quando chegamos lá.” – George Harrison

George 114

A DEPORTAÇÃO DOS BEATLES

O último show no Indra Club foi no dia 3 de outubro. Os meninos foram pressionados a sair pela polícia alemã; principalmente por reclamações feitas pela senhora que vive acima do clube.

A banda seria eventualmente deportada de Hamburgo, começando com George Harrison depois que as autoridades descobriram que ele tinha menos de 18 anos. Isso aconteceu no dia 21 de novembro e não poderia ter chegado em pior momento, pois acabavam de conseguir um novo emprego no clube Top Ten, Que pagava melhor e tinha um sistema de som melhor do que costumavam fazer.

George 136 - Beatles in Hamburgo

No dia 21 de novembro, a fotógrafa alemã Astrid Kirchherr e Stuart Sutcliffe levaram  George na estação de Hamburgo, onde conseguiu um trem para o Hook of Holland. De lá, pegou um barco de um dia para a Inglaterra. Depois de uma miríade de trens e táxis, o jovem George estava completamente quebrado; ele gastou todo o dinheiro.

Os Beatles continuaram no clube Top Ten por um tempo, mas foram deportados em pouco tempo.

“Astrid, e provavelmente Stuart, me deixaram na estação de Hamburgo. Foi uma longa jornada sozinho no trem para o Hook da Holanda. De lá, eu consegui o barco do dia. Parecia levar anos e não tinha muito Dinheiro – eu estava rezando, que eu tivesse o suficiente. Eu tinha que ir de Harwich para Liverpool Street Station e depois de um táxi até Euston. Finalmente cheguei a Liverpool e peguei um táxi para casa. Cheguei em casa sem dinheiro levou tudo o que eu tinha”. – George Harrison

 

 

Fonte: Beatles By Day.

Por Marina Sanches – @sancmarina.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.