BEATLES – ABBEY ROAD.

A ultima vez que os Beatles
estiveram em Abbey Road

011

 

Os Beatles em 1963 no estúdio 2 de Abbey Road, era o inicio de uma era

Essa data histórica aconteceu no dia 20 de Agosto de 1969, quando os Beatles se reuniram pela ultima vez nos estúdios Abbey Road.
Mas o que aconteceu nesse dia?

I Want You e Lp Abbey Road

Entre 14:03 e 18:00 horas eles estiveram no estúdio 3, mixando a musica “I want you” e das 18:00 as 1:15 horas eles estiveram no  estúdio 2, formatando e colocando na sequencia as faixas do LP “Abbey Road”.
Depois desse dia nunca mais os quatro se reuniriam nesse famoso estúdio e logo a dissolução da banda seria anunciada.
Com eles estavam George Martin, Geoff Emerick, Phil McDonald e Alan Parson.
Em fevereiro de 1969, nos estúdios “Trident”, os Beatles com Billy Preston, gravaram 35 takes da musica “I want you”, sendo que os melhores takes foram considerados os de numero 9, 20 e 32.

escada

 

Um pouco antes de tirar a famosa foto na faixa de pedestres, na porta do estúdio Abbey Road

Em 18 de Abril, sem Billy Preston, mas com Chris Thomas, John e George gravaram os overdubs de guitarras em cima do take 9 gravado no “Trident”, que eles chamaram de “take one”.
Eles ainda adicionariam mais overdubs na musica no dia 20 de Abril e no dia 8 de Agosto,em cima da fita original do “Trident” e ainda editaram uma nova copia da musica no dia 11 de Agosto.
Dessa forma no dia 20 de Agosto haviam duas fitas com essa musica quase que idênticas, para que eles fizessem a matriz final.
Eles pegaram as duas fitas, remixaram e editaram juntas sendo que eles usaram até 4´ 37´´ do take one e os 3´07´´ final da fita do “Trident”, com a quebra acontecendo no vocal após a frase “She´s so….”.
A versao final tinha então 7´44´´ e terminava abruptamente, sem fade na fita, dando a impressão de que ela podia continuar para sempre.
A fita acabava aos 8´04´´ e tinha um final bem poderoso, bem forte.
Foi quando John decidiu: “Cortem agora” e assim ficou o final do lado um do LP.

entrada

 

Um pouco antes de tirar a famosa foto na faixa de pedestres, na porta do estúdio Abbey Road

John queria mixar as duas fitas pois a mixagem do dia 8 de Agosto, ele tinha adicionado um “Moog”(sintetizador) com um “barulho branco”, que duraria até o final da musica e no disco ele aparece por volta de 5´10´´.
Normalmente esse ”barulho branco” que ele adicionou é tirado dos discos, pelo produtor ou pelo engenheiro, e aqui John incluiu esse barulho de propósito.
Esse fato deu um grande problema aos engenheiros da EMI quando forma remasterizar o disco para CD pois no vinil o barulho é tolerável, mas no CD devido ao aumento da dinâmica do som, ele acaba sendo um problema.
Existe um mito ate hoje que John da um grito desaprovando a gravação um longo “yeeaahhhh” que acaba aparecendo no disco aos 4´32´´, pois alguém havia pedido a ele para manter o vocal mais baixo na gravação.

GERAL-05

 

Vista geral do estúdio 2 de Abbey Road com os Beatles gravando em 1968

Durante a gravação em 18 de Abril o engenheiro do “Trident”, Jeff Jarrat, pediu a George Harrison que abaixasse um pouco a sua guitarra e teve a seguinte resposta de George: “Você não pode falar assim com um Beatle”.
Após terem resolvido esse problema de “I want you”, eles dedicaram o restante do dia, para fazer a compilação da master final do disco “Abbey Road” e a essa altura o disco estava sendo definido com o lado B e o lado A invertidos, com o medley do Aldo A e o final do lado com a versão final de “I want you” e o lado B com “Octopus´s Garden” antes de “Oh!Darling”.
No dia 26 de Setembro de 1969 era lançado o LP “Abbey Road” como conhecemos hoje.

001

 

Paul, Ringo e George no estudio 2 de Abbey Road, pela ultima vez

I Me Mine

Depois desse dia, no dia 3 de janeiro de 1970, aconteceu a ultima gravação dos Beatles nos estúdios Abbey Road, mas apenas com George, Paul e  Ringo, pois John estava de férias na Dinamarca.
Eles gravaram a musica “I Me Mine” de George em 16 takes e alem dos três estavam no  estúdio, George Martin, Phil McDonald e Richard Langman.
Antes do take 15, George disse em forma de desabafo: Vocês todos leram que “Dave Dee” na está mais com a gente. Mas Micky e Tich eu gostaria de continuar fazendo o bom trabalho que sempre fizemos no numero dois”. (N.R. Uma alusão a banda “Dave Dee,Dozy, Beaky, Mick and Tick” que era grande sucesso na Inglaterra,chamndo John Lennon de Dave Dee e Paul e Ringo de Micky e Tick ).

geral-04

 

Outra vista do estúdio 2 de Abbey Road com os Beatles gravando, em 1966

Ao contrario do que se pensa, a musica “I Me Mine” que aparece no filme “Let it Be” com George mostrando a Ringo e depois uma versão com Paul no baixo e Ringo na bateria, com John e  Yoko dançando, não foi devidamente gravada, pois ate 22 de Janeiro de 1969 quando eles foram para os estúdios na “Savile Row”, nada foi devidamente gravado e a musica “I Me Mine” não foi lembrada nessa época.
Mas a EMI queria a musica no disco, pois ela aparecia no filme e a ideia final era essa.
Durante os takes seis e sete aconteceu uma Jam entre eles e após o take 12, George levou o trio a fazer uma bela versão de “Peggy Sue Got Married”, musica de Buddy Holly.
Take 16 foi considerado o melhor e teve piano elétrico, guitarra, vocal principal e backing, órgão e uma segunda guitarra acrescentados a musica.
Importante notar que ela tinha apenas 1´34´´ de duração e Phil Spector a produziu, editou e colocou overdubs para ela ficar com 51 segundos a mais e com 2´25´´ de duração.
Depois disso eles entraram em Abbey Road apenas para gravar seus discos-solo.

GERAL-ESTUDIO

 

Os Beatles em 1964 no estúdio 2 de Abbey Road

Fonte: A.E.P.

Por Marina Sanches – @sancmarina

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.