“Revolver”.

Beatles 44 - The Beatles photo shoot 1966Beatles 55

É o sétimo álbum dos Beatles lançado em 5 de agosto de 1966, inicialmente no Reino Unido e em 8 de agosto nos EUA. Atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e inglesa. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

John e Paul 21John e Paul 20

Considerado ainda mais inovador do que seu antecessor (Rubber Soul, de 1965), Revolver marca a adesão oficial dos Beatles ao Psicodelismo. Passeia desde a música oriental “Love You To”, aos apelos vibrantes de “Got to Get You into My Life”, da solidão lúgubre de “Eleanor Rigby”, ao experimentalismo psicodélico de “Tomorrow Never Knows” e o ufanismo de “Yellow Submarine”. Nesta, particularmente, a chave da nova “abertura”: “Vamos vivendo uma bela vida/Achamos para tudo uma saída/Céu azul, mar verde e belo/Em nosso submarino amarelo”. Com os Beatles, o mundo embarcaria no submarino amarelo da fantasia, pronto para viver toda a loucura dos últimos anos da década.

Beatles Revolver Sessions 5Beatles Revolver Sessions 7

George Harrison aumenta sua participação como compositor.

Pela primeira e única vez, George consegue colocar três músicas de sua autoria em um álbum dos Beatles. “Taxman” é uma crítica aos altos impostos ingleses cobrados de pessoas com altos ganhos como os Beatles. No trecho em que George canta “Mr. Wilson” e sobre “Mr. Heath” ele refere-se especificamente a Harold Wilson (Primeiro Ministro Inglês do Partido Trabalhista) e a Edward Heath (Lìder da oposição do Partido Conservador) políticos da época. “I Want To Tell You” fala sobre a sua dificuldade em se expressar em um momento que vivia uma avalanche de pensamentos. E “Love You To”, George traz mais uma vez o uso de instrumentos indianos, a tabla e a cítara e ele é o único a participar da gravação da música.

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Influências das drogas.

Há suposições de que músicas como “She Said, She Said”, “Dr. Robert”, “Got To Get You Into My Life” tenham sido escritas durante o uso de drogas.

Beatles Revolver Sessions 2Beatles Revolver Sessions 8

Na música “She Said She Said”, John supostamente se inspirou em sua segunda experiênica com LSD. Há um trecho que diz “I know what it’s like to be dead” (“Eu sei como é estar morto”) frase que Peter Fonda teria lhe dito após tomar ácido. Nela, George assume o baixo após Paul largar as gravações em decorrência de uma briga com John Lennon. Esta música, juntamente com “And Your Bird Can Sing”, do mesmo álbum, constitui um dos primeiros registros do que seria conhecido posteriormente como power pop.

“Dr. Robert” fala sobre um médico que receitava anfetaminas a seus pacientes famosos. Paul reconheceria mais tarde que “Got To Get You Into My Life” falava de sua experiência com a maconha e foi feita inspirada na soul music americana com o uso de metais.

Estilo psicodélico.

“Tomorrow Never Knows” uma das primeiras músicas ao estilo do emergente rock psicodélico. A música foi inspirada no livro de Timothy Leary, “O Livro Tibetano da Morte”. Inicialmente se chamaria “The Void” ou “Mark I”. A utilização do loop, aliado à repetição rítmica constante da bateria de Ringo, torna esta faixa como uma das ancestrais da música eletrônica no mundo.

John 68 - The Beatles recorded John Lennon's masterpiece Tomorrow Never Knows 1966

Há ainda grandes influências psicodélicas nas músicas Doctor Robert e She Said She Said, duas músicas que falam sobre drogas, ou mais especificamente o LSD.

Diversidade musical.

“Eleanor Rigby” é mais uma música de McCartney com arranjos orquestrados e somente com a participação de Paul (assim como foi feito em Yesterday). Iria se chamar “Miss Daisy Hawkins”. Mas o nome da música foi mudado para “Eleanor Rigby”, em homenagem a um túmulo que ficava perto do local onde a antiga banda de John, The Quarrymen, se apresentava. “Yellow Submarine” escrita por Paul e cantada por Ringo, tem em sua letra um tema infantil que depois seria aproveitada para dar título a um desenho animado feito pelos Beatles. Traz sons de bolhas, barulho de água e outros barulhos gravados em estúdio.

Em “And Your Bird Can Sing” os Beatles usaram solo duplo de guitarra e era uma das músicas de John que ele não gostava. Em “I’m Only Sleeping”, George fez o solo de guitarra e depois tocou o som ao contrário.

John 185Beatles 249John 98Paul e George 13Paul e George 14 - George and Paul with a sitarJohn e Ringo 3 - Beatles For Sale.Beatles Revolver Sessions 12

Baladas clássicas.

Paul novamente escreve suas baladas. “For No One”, ele escreveu para sua namorada na época (Jane Asher) e se chamaria inicialmente “What Did I Die?”. E a clássica “Here, There And Everywhere” que era uma das músicas preferidas de John.

 

 

Por Marina Sanches – @sancmarina.

Fonte: S.S.

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