“Double Fantasy”

Álbum de 1980 lançado por John Lennon e Yoko Ono. É o sétimo e último álbum de estúdio lançado por John durante sua vida. O álbum foi inicialmente mal recebido. No entanto, após o assassinato de John três semanas após seu lançamento, tornou-se um sucesso comercial mundial e ganhou o prêmio de álbum do ano de 1981no 24º Grammy Awards.

 

Após o nascimento de seu filho Sean em 1975, John suspendeu sua carreira para ajudar a criá-lo. Após cinco anos de pouca atividade musical, além de gravar uma demonstração ocasional em seu apartamento em Nova York , John se sentiu pronto para retomar ao trabalho.

Em meados de 1980, John fez uma viagem de barco pelas águas traiçoeiras de Newport, Rhode Island, às Bermudas. Durante a viagem, seu iate enfrentou uma tempestade severa e prolongada, e a maioria da tripulação sucumbiu à fadiga profunda e ao enjôo do mar. John, livre de enjôo, acabou sendo forçado a pegar a roda do iate sozinho por muitas horas. Ele achou isso terrível, mas revigorante. Isso teve o efeito de renovar sua confiança e fazê-lo contemplar a fragilidade da vida. Como resultado, ele começou a escrever novas músicas e reformulou demos anteriores. Ele comentou mais tarde: “Eu estava tão centrado depois da experiência no mar que estava sintonizado no cosmo – e todas essas músicas vieram!” Yoko também escreveu muitas canções, inspiradas por uma nova confiança depois que John afirmou que acreditava que a música popular contemporânea, como “Rock Lobster”, do B-52, tinha semelhanças com o trabalho anterior de Yoko.

O casal decidiu lançar seu trabalho no mesmo álbum, a primeira vez que eles fizeram isso desde 1972, com o politicamente carregado Some Time, em Nova York. Em contraste com esse álbum, Double Fantasy foi uma coleção de músicas em que marido e mulher conduziriam um diálogo musical. O álbum recebeu o título de uma espécie de freesia, vista no Jardim Botânico de Bermuda, cujo nome John considerava uma descrição perfeita de seu casamento com Yoko.Yoko se aproximou do produtor Jack Douglas, com quem o casal já havia trabalhado, e deu a ele as demos de John para ouvir. “Minhas impressões imediatas eram que eu ia ter dificuldade em fazer isso melhor do que os demos porque não havia tal intimidade nos demos”, Douglas disse Uncut’s Chris Hunt em 2005.

Eles produziram dezenas de músicas, o suficiente para preencher Double Fantasy e uma grande parte do segundo álbum projetado, Milk and Honey.

John queria trabalhar com músicos diferentes do que antes, e Douglas montou e ensaiou a banda sem dizer a eles com quem eles estariam gravando.  Enquanto as sessões estavam em andamento, Douglas trouxe Rick Nielsen e Bun E. Carlos da banda Cheap Trick (que ele também estava produzindo)  para tocar em “I’m Losing You” de John e “I’m Moving On” de Yoko, mas estes foram eventualmente regravados com os músicos de estúdio. (A versão de Cheap Trick de “I’m Losing You” foi incluída na coleção de John Lennon Anthology lançada em 1998.)

 

As sessões permaneceram secretas. John e Yoko ainda não assinaram contrato com uma gravadora e pagaram as sessões iniciais.  Depois de estarem satisfeitos que o álbum era forte, o publicitário Bruce Replogle vazou a notícia de que o casal estava de volta ao estúdio.

 

Imediatamente, John foi inundado com ofertas de todas as grandes gravadoras. A indústria fonográfica ficou chocada quando o casal assinou com a recém-criada Geffen Records, em 22 de setembro de 1980, porque David Geffen persuadidamente insistiu em falar com Yoko primeiro, e considerou suas contribuições como iguais às de John. Ele assinou antes de ouvir qualquer uma das faixas.

O álbum foi precedido pelo single “(Just Like) Starting Over”, que foi apoiado com “Kiss Kiss Kiss”, de Ono. Foi lançado em 20 de outubro de 1980 nos Estados Unidos e quatro dias depois no Reino Unido.  Originalmente chegando ao número 8 na parada do Reino Unido, após a morte de John, o single atingiu o número um. Nos EUA, o single foi subindo no top 10 antes de alcançar o número um após a morte de John.

O álbum foi lançado em 17 de novembro de 1980 no Reino Unido e nos EUA. Geffen planejou uma cobertura elaborada para o retorno de John, mas Yoko não pôde decidir sobre uma foto.  Não querendo perder o prazo de lançamento de Natal, Geffen usou a capa única como capa, enquanto escolhia um outtake da mesma sessão de fotos para as costas. As faixas foram sequenciadas como um diálogo entre John e Yoko; uma de suas músicas seguidas por uma das suas. Nas pressões iniciais, a lista de faixas estava fora de seqüência na capa do álbum.  As vendas iniciais foram lentas. Nas paradas de álbuns do Reino Unido, ele atingiu o pico no número 14 e caiu para o número 46, enquanto nos EUA, ele subiu para o número 11. Após o assassinato de John, o álbum saltou para o número 1 na parada da Billboard dos EUA, onde permaneceu por oito semanas,  e no Reino Unido, saltou para o número 2, onde permaneceu por sete semanas antes de finalmente passar duas semanas no número 1.

“Woman”, escolhido por John, foi lançado como um single póstumo, apoiado por “Beautiful Boys”, de Yoko.  Foi lançado em 12 de janeiro de 1981 nos Estados Unidos e 16 de janeiro no Reino Unido, alcançando o número 1 no Reino Unido e nos EUA na tabela de singles Cash Box, com pico no número 2 por três semanas no Billboard Hot 100.  Lançado como o último single do álbum, “Watching the Wheels”, com o apoio de Yoko “Yes, I’m Your Angel”, alcançou o número 10 e 30 nos EUA e Reino Unido, respectivamente. O single foi lançado nos EUA em 13 de março de 1981 e em 27 de março de 1981 no Reino Unido.

A viagem de Bermuda e Double Fantasy de John inspirou o CD de tributo de 2013 e o livro “Lennon Bermuda”

Por Marina Sanches – @sancmarina

Fonte: S.S.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.