“(Just Like) Starting Over” – John Lennon

Canção escrita por John para o seu álbum, Double Fantasy. O lado B foi “Kiss Kiss Kiss”, de Yoko Ono. Foi lançado como single em 24 de outubro de 1980 no Reino Unido e três dias depois nos Estados Unidos, e alcançou o número um nos EUA e no Reino Unido depois que John foi assassinado. Em 2013, a Billboard Magazine classificou-a como a 62ª maior música de todos os tempos nas paradas da Billboard Hot 100.

Foi o último single de John de novo material lançado em sua vida.

Este foi o primeiro single lançado de Double Fantasy, e a primeira nova gravação que John lançou desde 1975. Ele foi escolhido por John não porque ele achava que era a melhor faixa do álbum, mas porque era o mais apropriado seguir sua ausência de cinco anos da indústria fonográfica. Ele se referiu a ele durante a produção como a faixa “Elvis / Orbison”, já que ele “ironia na bochecha” personificava seus estilos vocais; no início da versão de 2010 da música “Stripped Down”, John diz “este é para Gene, Eddie, e Elvis … e Buddy”.

Embora suas origens estivessem em composições demo inacabadas como “Don’t Be Crazy” e “My Life”, foi uma das últimas músicas a serem concluídas a tempo das sessões de Double Fantasy. “Nós não ouvimos até o último dia do ensaio”, disse o produtor Jack Douglas em 2005. John terminou a música enquanto estava de férias nas Bermudas, e gravou no The Hit Factory em Nova York semanas depois. O título original era “Começar de novo”. “(Just Like)” foi adicionado no último minuto porque uma música country do mesmo título foi lançada recentemente por Tammy Wynette. Enquanto os lançamentos comerciais da música (singles originais de 45rpm, LP’s e Compact Discs) duram três minutos e 54 segundos, um single de vinil promocional de 12 “originalmente lançado para estações de rádio apresenta um fadeout mais longo, funcionando oficialmente a quatro minutos e 17 segundos .

 

O musicólogo Walter Everett notou semelhanças melódicas entre uma parte da música e o single “Don’t Worry Baby”, dos Beach Boys, de 1964. A modulação crescente no refrão reflete “I Just Want To Be Your Everything” (1977), de Andy Gibb (também escrito nas Bermudas, coincidentemente).

Por Marina Sanches – @sancmarina

Fonte: S.S.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.