“I’m Losing You” – John Lennon

Escrita por John Lennon e lançada em seu álbum de 1980, Double Fantasy. Foi concluído nas Bermudas em junho de 1980, depois que John falhou em uma tentativa de telefonar para Yoko Ono. A música também está disponível na coletânea 1982 The John Lennon Collection, no boxset de 1998 John Lennon Anthology, na compilação de um disco Wonsaponatime, na compilação de dois discos de 2005 Working Class Hero: The Definitive Lennon e em 2010 no álbum Gimme Some Truth. A música também foi destaque no musical Lennon de 2005.

John  completou “I’m Losing You” em meados de 1980, enquanto estava em Bermuda depois de tentar ligar para a esposa Yoko Ono, mas não conseguindo. Seu aborrecimento tornou-se um ponto de partida para um exame mais profundo do estado de seu casamento. As letras reconhecem que o relacionamento está em apuros, e John admite que ele machucou sua esposa, mas ele também se ressente do fato de que ela não vai deixá-lo viver seus erros. Ele também afirma que esses erros ocorreram há muito tempo.  De acordo com o historiador pop Robert Rodriguez, a sinceridade da exploração de John de seus sentimentos confere à música uma potência que lembra canções de John Lennon / Plastic Ono Band and Walls and Bridges. O crítico de música Johnny Rogan também vê semelhanças com canções escritas durante a separação de meados de 70 de Yoko Ono , quando muitas das músicas de Walls e Bridges foram escritas. John confirmou que embora a música tenha sido originalmente inspirada por seus sentimentos pelo telefonema, também expressa seus sentimentos sobre a perda de Yoko Ono durante sua separação de 18 meses (ou seja, seu final de semana perdido ) bem como outras perdas, incluindo a perda de sua mãe, que foi tema de várias músicas em John Lennon / Plastic Ono Band.

A linha de abertura da música tem o cantor perguntando por que ele foi para o quarto de um “estranho” para o conforto. É deixado ambíguo se o estranho é alguém que não seja seu amante, ou se o estranho é realmente seu amante, a quem ele se tornou tão alienado que ela parece ser uma estranha.  Em outra linha, “você ainda tem que carregar essa cruz?”, O cantor usa A Paixão como uma metáfora para a recusa de sua amante em perdoá-lo.

Outra linha da música é “aqui no vale da indecisão / não sei o que fazer”.  Esta é uma referência ao título do filme The Valley of Decision, de 1945. Pouco depois de escrever a música, John explicou ao filho Sean que ele estava freqüentemente indeciso como resultado da dor que sofreu quando teve que escolher com qual pai viver quando seus pais se separaram.

Autores Ken Bielen e Ben Urish dizem que o “grande” som de bateria e parte de guitarra ajudam a criar uma “atmosfera tensa”, e comparam o som de bateria a estilos de produção que se tornaram comuns no final da década.

Uma versão anterior da música foi intitulada “Stranger’s Room”. De acordo com o jornalista de rock Paul Du Noyer, “Stranger’s Room” foi escrito em 1978.

Por Marina Sanches – @sancmarina

Fonte: S.S.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.