“Beware My Love” – Paul McCartney

Canção de rock creditada a Paul e Linda McCartney, lançado pela primeira em 1976 no álbum Wings at the Speed of Sound. Foi usado como o lado B do single que incluía ” Let ‘Em In “. Uma versão ao vivo gravada em 7 de junho de 1976, em Denver, Colorado, foi incluída no álbum Wings Over America dos Wings e outra versão ao vivo de três dias depois, em Seattle, Washington, foi mostrada no filme de concertos Rockshow. Um trecho da apresentação do Rockshow também foi incluído no documentário Wings Over the World.
Como um número de canções de sucesso de Paul, “Beware My Love” é feito de vários elementos díspares. A música começa com uma breve melodia harmônica seguida por uma figura repetida de violão . (A versão do álbum da música tem a música anterior, ” She’s My Baby “, desaparecendo na introdução do harmônio; a versão single de “Beware” desaparece quando a parte do harmônio se desvanece no riff de violão.) Linda McCartney canta os movimentos intro e outro, com sua voz multi-tracked, efetivamente cantando em nome de Paul McCartney – que canta o vocal principal na música principal. Ao longo da música, o canto de Paul, assim como a música, se intensifica. Nos versos principais, o cantor avisa a mulher que ele ama ter cuidado, porque ele não acredita que o outro homem que ela está vendo é certo para ela. Nas pontes, ele diz à mulher que, embora ele deva sair agora, “deixarei minha mensagem na minha canção”. (Autor Robert Rodriguez acha esta linha irônica, já que ele acredita que a música aparentemente não tem mensagem. Os autores Chip Madinger e Mark Easter afirmam que os versos e refrão não parecem ter muito a ver com um ao outro.)

“Beware My Love” é uma música rock mid-tempo que John Blaney comparou ao ” Rock Show ” e ” Soily ” de Wings e ao autor Tim Riley comparado ao ” Helter Skelter ” dos The Beatles. Está na chave de Ré menor, embora as seções de harmônio e violão do prelúdio estejam em Dó maior e A maior, respectivamente. A melodia das pontes é baseada em um tetracorde descendente tocado no baixo. Rodriguez particularmente elogia o baixo de Paul McCartney, Joe English e os backing de Linda McCartney e Denny Laine. A música foi gravada de uma maneira que reproduziu uma gravação ao vivo, com todos os músicos gravando juntos. Paul afirmou que ele estava procurando alcançar “excitação no backing vocal; você pode ouvir que estamos todos lá”.
“Beware My Love” foi elogiado por ser a única verdadeira canção de rock de Wings na Speed ​​of Sound, um álbum que contém principalmente baladas e canções influenciadas pela disco. Blaney descreveu a canção como sendo para “dissipar as acusações de que Wings estava se tornando um grupo de softies amantes de disco”. Ao rever o álbum, o crítico do Allmusic, Stephen Thomas Erlewine, chamou “Beware My Love”, “a melhor canção escrita. O crítico de música rock Robert Christgau afirmou que no álbum, Paul está “em plena força apenas no comovente ‘Beware My Love’. Nick DeRiso, crítico do Ultimate Classic Rock, achou que era a melhor música do álbum, elogiando sua “complexidade extraordinariamente estratificada”. Doug Pringle, do The Montreal Gazette, chamou a canção de “o único sucesso absoluto no álbum”, observando que “ela se desenvolve de um suave começo acústico para se tornar a única música verdadeiramente elétrica do álbum.” Frank Rose do The Village Voice chamou essa música e a contribuição de Denny Laine para o álbum, “Time to Hide”, ótimo, o tipo de produção que Paul gosta de mostrar quando sabe que tem um roqueiro de verdade. Crítico da Rolling Stone, Dave Marsh também elogiou “Beware My Love” e “Time to Hide”, bem como “Let ‘Em In” como exemplos de sucesso do estilo rock de Paul McCartney. Rodriguez considerou “Beware My Love” como a única música de Wings no Speed ​​of Sound a ser tão boa quanto as melhores músicas dos dois álbuns anteriores de Wings, Band on the Run e Venus and Mars. A revista CD Review descreveu “Beware My Love” como “um roqueiro de fogo”. Os autores do Beatle Roy Carr e Tony Tyler usaram “Beware My Love” como um exemplo de Wings at the Speed ​​of Sound sendo forte e melódica.

Rodriguez foi ainda mais efusivo em seu elogio à versão ao vivo da música no Wings Over America, que é um minuto e meio mais curta que a versão de estúdio, elogiando a guitarra de Jimmy McCulloch, o piano de Laine e os tambores ingleses. Larry Rohter, do The Washington Post, descreveu a performance em Wings Over America como “divertida” e “excitante”. Ben Fong-Torres descreveu a performance ao vivo de Paul como “voltar atrás para algumas dessas inspirações de Little Richard “. Jon Marlowe de Miami News descreveu o desempenho de “Beware My Love” no Rockshow como “rollicking” e um dos dois momentos no filme que parece estar em um show de rock.

De acordo com DeRiso, tão boa quanto a versão Wings at the Speed ​​of Sound, uma versão inédita que Paul gravou com o baterista do Led Zeppelin, John Bonham, foi ainda melhor.

 

Por Marina Sanches – @sancmarina
Fonte: S.S.

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