“Vertical Man” – Ringo Starr

É o 11º álbum de estúdio de Ringo, lançado em 1998. O álbum serviu como a tentativa de Ringo de um retorno comercial após o enorme sucesso do projeto The Beatles Anthology. Ringo contou com a ajuda de muitos de seus amigos músicos para fazer Vertical Man, incluindo Scott Weiland, Brian Wilson, Alanis Morissette, Ozzy Osbourne, Tom Petty, Joe Walsh, Timothy B. Schmit, Steven Tyler e Paul e George Harrison. O engenheiro dos Beatles Geoff Emerick mixou as faixas, e Ringo e Mark Hudson serviram como produtores.


Ringo conheceu o compositor Dean Grakal em uma festa na véspera de Ano Novo de 1996, durante a qual discutiu sobre composições, com Grakal propondo que eles formassem uma equipe com Mark Hudson, a quem Ringo havia conhecido anos antes enquanto Ringo estava trabalhando. on Time Takes Time (1992). Ringo falou do processo de escrever em uma entrevista à revista Billboard: “Esta é a primeira vez que eu realmente me envolvo [no meu disco]. Antes, eu meio que escolhia as músicas de outras pessoas ou as músicas que outras pessoas tinham . “


Em fevereiro de 1997, Hudson e Grakal visitaram Ringo em sua residência em Beverly Hills para uma sessão de composição. O resultado dessa reunião foi uma música chamada “My Love”, que foi imediatamente renomeada para “Everyday” depois que Ringo comentou que Paul já havia usado o título. O quarteto seguiu-se com mais gravações no mês seguinte, em Whatinthewhatthe de Los Angeles? Estúdios. Lá os músicos gravaram duas faixas: “Mr. Double-It-Up” e “One”, o último dos quais, por folha de letra de Grakal, foi originalmente chamado de “All It Takes Is One”. Para essas sessões, Ringo tocou a bateria que ele usou durante seu tempo com os Beatles. Em meados de abril, Ringo e Hudson trabalharam em Vertical Man enquanto Ringo iniciava os ensaios de uma turnê. Antes de embarcar na turnê (que começaria em 28 de abril), Ringo gravou “I’ll Be Fine Anywhere”. Depois que a turnê terminou em 8 de junho, Ringo saiu de férias e retornou em julho. A gravação do álbum foi reiniciada no mesmo mês, em 20 de julho, com Ringo tocando com os Roundheads como banda de apoio.

Por Marina Sanches – @sancmarina

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.