“1979 – George Harrison” – GEORGE HARRISON

Lançado em fevereiro de 1979. Foi escrito e gravado durante grande parte de 1978, um período de contentamento doméstico para Goerge Harrison, durante o qual ele se casou com Olivia Trinidad Arias e se tornou pai pela primeira vez, filho Dhani. George Harrison escreveu várias das canções no Havaí, enquanto a faixa ” Faster ” refletia seu ano longe da música, quando ele e Olivia participaram de muitas corridas no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1977. O álbum também inclui os sucessos ” Blow Away ” e ” Not Guilty “,’ Álbum Branco .

George co-produziu este álbum solo com Russ Titelman , enquanto os músicos contribuintes incluem Steve Winwood , Neil Larsen, Willie Weeks e Andy Newmark , com Eric Clapton e Gary Wright fazendo participações especiais. As sessões de gravação aconteceram no estúdio FPSHOT de George Harrison em Oxfordshire.

Publicado pela Dark Horse Records , George Harrison foi calorosamente recebido pelos críticos de música no lançamento, e os comentaristas regularmente citam o álbum entre os melhores trabalhos do artista depois de All Things Must Pass (1970). O álbum foi remasterizado em 2004 como parte das reedições de The Dark Horse Years 1976–1992 .

Com propensão de George Harrison para o lazer e as viagens seguintes, ele não tinha começado a gravar até a primavera de 1978, embora tivesse escrito canções durante o seu hiato. George Harrison decidiu trabalhar com Russ Titelman como co-produtor de George Harrison , que foi gravado em seu estúdio caseiro em Friar Park , com overdubs de cordas sendo feitos no AIR Studios de Londres . Os convidados especiais incluíram Steve Winwood , Gary Wright (que co-escreveu ” If You Believe “) e Eric Clapton .

Antes de viajar para o Havaí no início de 1978 para escrever ou terminar de escrever canções para o álbum, George ouviu repetidamente seu álbum triplo de 1970 “All Things Must Pass” para se inspirar. O novo álbum seria originalmente intitulado “Faster” após a música desse título, que George escreveu como um tributo a seus amigos pilotos de corrida na Fórmula 1. Além de revisitar ” Not Guilty “, música que ele havia gravado pela primeira vez com os Beatles em 1968, Goerge escreveu ” Here Comes the Moon ” como um sucessor lírico de sua composição de 1969 ” Here Comes the Sun “. Outra música nova, ” Soft-Hearted Hana”- cujo título faz referência ao padrão de Tin Pan Alley ” Hard Hearted Hannah “- foi escrito sobre uma experiência psicodélica de cogumelo que George teve na ilha havaiana de Maui . A gravação desta música inclui sons e conversas capturados no Henley-on local de George -Thames Pub, The Row Barge.

O álbum teve uma prévia do single ” Blow Away “, que alcançou o número 51 no Reino Unido e o número 16 nos Estados Unidos. George Harrison alcançou a posição 39 no Reino Unido e alcançou a posição 14 nos EUA, ganhando ouro lá. “Blow Away” fez mais sucesso no Canadá, alcançando a 7ª posição na parada de singles. Após o lançamento do álbum, os esforços de George foram cada vez mais direcionados à indústria cinematográfica, depois que ele formou a Handmade Films para ajudar seus amigos em Monty Python a completar Life of Brian .

Três das canções do álbum homônimo foram incluídas na compilação Best of Dark Horse 1976–1989 de George : “Blow Away”, uma versão editada de “Here Comes the Moon” e a edição única de “Love Comes to Everyone”. Em 2009, “Blow Away” apareceu na compilação Let It Roll: Songs de George Harrison .

Em 2004, George Harrison foi remasterizado e reeditado separadamente e como parte do box de luxo The Dark Horse Years 1976–1992 na Dark Horse com nova distribuição pela EMI , adicionando a versão demo da faixa bônus de “Here Comes the Moon”.

Por Marina Sanches – @MarinaS33296793

Fonte: Pesquisa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.